Renda Fixa

7 dicas para o tesouro Prefixado.

A princípio, o que é tesouro prefixado? Este tipo de investimento é caracterizado por compra de títulos públicos que podem ser comprados a partir do tesouro direto, um programa do governo federal. Então, vamos ver 7 dicas para conhecer o tesouro prefixado?

O tesouro direto surgiu em 2002 com a união do tesouro nacional e a bolsa de valores da época, com o intuito de fazer com que pessoas físicas pudessem investir através da internet, com valores que se encaixam no bolso de qualquer pessoa.

Contudo, iremos abordar sobre os tipos de tesouro prefixado, e 7 dicas para o tesouro prefixado como, por exemplo: liquidez, rentabilidade, riscos e como investir.

Os tipos de tesouro prefixado.

Como o nome já fala, o tesouro prefixado é uma taxa de juros que iremos receber do governo já fixada no término do contrato, definida quando você opta por comprar um título.

descubra do poder do tesouro prefixado.

Por exemplo, quando entro na corretora procurando um investimento pelo tesouro direto e nele estar escrito tesouro prefixado 2029 rentabilidade 11,46%, isso significa que iremos receber os 11,46% do valor investido, menos o imposto de renda que pode variar entre 22,5 a 15% cobrado apenas sobre a rentabilidade.

Mas existem 2 tipos de tesouro prefixado, são eles:

Tesouro Prefixado LTN: É um tipo de título que paga a rentabilidade de 11,46% no final do vencimento. Contudo, mais indicado para investidores que podem deixar o valor render até o final do contrato.

Tesouro Prefixado NTN-F: É um tipo de tesouro prefixado com cobranças de juros semestrais, antes do vencimento. Leia mais no Tesouro Nacional.   

Facilidade em investir no tesouro prefixado.

Bom, investir no tesouro prefixado é muito simples. Se tivermos uma conta em corretora de valores ou banco que ofereça esse serviço, podemos iniciar os investimentos por elas.

Podemos também investir no próprio site do tesouro nacional. Você pode acessar o site e fazer o seu cadastro, porém, ainda é preciso escolher uma instituição financeira para custodiar esse investimento.

Você sabia que podemos começar a investir no tesouro direto a partir de 30 reais?

Tesouro direto, liquidez.

O tesouro prefixado tem liquidez diária, transformando seu investimento em dinheiro novamente.

Tesouro Prefixado, rentabilidade.

Para essa não temos muito o que falar, como o tesouro prefixado já tem uma taxa definida, podemos estimar o percentual que iremos ganhar depois que tiramos o imposto de renda.

Contudo, se tivermos que resgatar o investimento antes do vencimento, nossa rentabilidade vai diminuir, principalmente se resgatarmos antes de 30 dias. Portanto, recomendo que mantenhamos o valor investido até o final do contrato.

Além disso, existem fatores que diminuem a rentabilidade como os custos e tributos. Por exemplo:

  • Taxa administrativa: Taxa cobrada palas instituições financeiras para manter seu investimento ativo no tesouro nacional. A taxa cobrada geralmente pelas instituições financeiras é de 0%, porém, podemos consultar o site do tesouro direto e analisar.
  • Imposto de renda: O IR cobrado apenas pelo lucro do investimento é cobrado ao solicitar o resgate antes do prazo ou no final do contrato. Lembre-se, quando mais tempo deixar investido, menor é a taxa do imposto.
  • Custódia: Essa é a taxa cobrada pela bolsa de valores para cuidar do seu investimento, cobrando uma taxa de 0,25% ao ano sobre o valor do investimento.
  • IOF: O imposto sobre operações financeiras é um imposto que precisamos ter cuidado. Esse imposto é cobrado pelo governo federal sobre o rendimento, das aplicações, e da mesma forma que o IR à tabela é regressiva. Contudo, é durante os primeiros 30 dias da aplicação.

Segurança e riscos do tesouro prefixado.

Bom, os investimentos do tesouro direto são considerados os mais seguro do Brasil, considerado um investimento de baixo risco.

Porém, não quer dizer que o tesouro prefixado não tenha risco. Seu principal risco é o risco de mercado, que é quando a inflação está mais alta do que o valor de juros estabelecido, fazendo que percamos dinheiro ao querer sacar antes do prazo estabelecido.

Outro risco do tesouro prefixado seria o do reinvestimento, podendo não conseguirmos reinvestir os nossos recursos com a mesma taxa de juros do início. Isso acontece quando a taxa de juros baixa no futuro e precisamos reinvestir os valores, os juros semestrais ou o valor de resgate.

Vantagens e desvantagens do tesouro prefixado.

Vantagens:

  • Rentabilidade: A taxa do tesouro prefixado é mais alta do que a poupança.
  • Segurança: O tesouro prefixado é um investimento seguro, pelo motivo que é o governo federal que emite os títulos.
  • Previsibilidade: Sabemos exatamente o quanto vai ser o rendimento na data de vencimento.
  • Acessibilidade: O Tesouro prefixado é acessível a qualquer pessoa que tenha acesso à internet, acessando a corretora ou o tesouro direto e começando a comprar um título de renda fixa.
  • Liquidez: Permite a venda do ativo a qualquer momento, respeitando os prazos para disponibilidade do valor em conta.
  • Diversificação: Então, o investidor pode usar o tesouro prefixado como uma forma de diversificar a sua carteira de investimento, combinando com outros títulos de renda variável, por exemplo.
  • Educação financeira: Esse sim acredito que seja o principal, quando começamos a investir, começamos a aprimorar a nossa educação financeira.

Desvantagens:

  • Risco de mercado: Podemos perder dinheiro ao tentar retirar o investimento em um momento ruim do mercado, quando, por exemplo, a taxa de Selic e inflação estiver mais alta que a taxa contratada.
  • Risco de liquidez: O Tesouro direto tem uma alta liquidez, mas com uma alta liquidez do tesouro prefixado em compras o tesouro nacional pode suspender a compra temporariamente, segue a mesma regra de quando formos vender, podendo não ser autorizada a venda de imediato.
  • Taxa: Para investir no tesouro prefixado é preciso pagar uma taxa de 0,25% ao ano sobre o valor investido para a B3 e às vezes uma taxa para as instituições financeiras.
  • Inflação: O tesouro prefixado não tem uma variação, portanto segue um padrão. Por esse motivo, perdemos se a inflação for maior, podendo ter uma perda do poder de compra do nosso dinheiro.
  • Tributação: Os impostos cobrados no tesouro prefixado são o IOF e o imposto de renda. Quanto menor o prazo que sacamos o dinheiro, mais caro é o imposto cobrado.
  • Educação financeira: Podemos ter dificuldade em entender como funciona o mercado financeiro e as projeções de taxas de juros e inflações, pois podem ser conceitos complexos e dinâmicos.

Estratégia para o tesouro prefixado.

Falar sobre estratégia é complicado pelos diferentes tipos de pensamento que temos, mas posso expressar minha opinião.

Acredito que uma boa estratégia para investir no tesouro prefixado é saber escolher um tipo de vencimento compatível com o seu objetivo.

Além disso, lembro da importância de diversificar a carteira de investimento, e não colocar todo o seu dinheiro em apenas um tipo de ativo. Pense sempre na possibilidade de diversificar a carteira com os diferentes tipos de títulos e com diferentes rentabilidades como o tesouro IPCA+ ou tesouro Selic.

Como investir no tesouro prefixado?

Primeiramente, para começar a investir é preciso apenas ter acesso à internet, após isso podemos seguir adiante com o investimento.

Lembro, para começar a investir precisamos apenas de 32 reais em conta.

Ao abrir o aplicativo da corretora, podemos pesquisar por Tesouro direto. Ao encontramos podemos apertar em filtrar.

Quando clicamos em filtrar irá surgir os tipos de investimento, e iremos apertar em prefixado. Após isso, podemos escolher qual tipo de rentabilidade e prazo faz sentido com a nossa estratégia de investimento.

Porém, temos a opção de investimento pelo próprio Tesouro Direto, onde podemos fazer o cadastro e inserir as informações solicitadas. Por aqui, iremos ter acesso apenas aos produtos do tesouro direto.

Contudo, os investimentos em tesouro prefixado são de autoridade do tesouro nacional e contém uma ótima segurança, quando se pensa em investir de forma tímida, pois, aqui não corremos um risco de calote, como pode acontecer com os fundos de investimentos e falência como a renda fixa.

Portanto, é interessante para investidores que almejam o médio ou longo prazo e queiram ganhar mais que a poupança. Porém, temos que ter um cuidado, no tesouro prefixado tem uma cobrança de impostos que diminui a rentabilidade do investimento, é o IOF e o IR.

Por fim, após termos visto 8 dicas do tesouro prefixado, é de grande importância estudar para termos o conhecimento sobre os tipos de tesouro direto e conhecer as características do tesouro prefixado.

Este artigo não é uma recomendação. Obrigado.

Carlos Mariano

Olá, seja muito bem vindo! É com alegria que envio cada post, minha profissão é consultor de peças agrícolas a 12 anos e atualmente estudando sobre Economia. O universo da bolsa de valores é algo incrível. Espero poder ajudar em algo. Obrigado.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários