7 dicas para o Tesouro Selic.
A princípio, o Tesouro Selic é um título pós-fixado do grupo da renda fixa, pertencente ao tesouro nacional. Falado isso, vamos entender 7 dicas do tesouro Selic.
Como falei, o Tesouro Selic é um título pós-fixado com a sua rentabilidade vinda da taxa básica de juros do Brasil, a Selic. Contudo, isso significa que o rendimento do ativo é variável, acompanhando a cada 45 dias uma nova taxa determinada pelo banco central.
Igualmente, como o Tesouro IPCA+ e o Tesouro Prefixado, o Tesouro Selic é emitido pelo Tesouro Nacional. Então, toda vez que investimos nesses tipos de ativos, estamos emprestando dinheiro para o governo federal e recebendo juros.
Contudo, o Tesouro Selic é o tipo de investimento mais popular entres os investidores (segundo o Genialblog), por oferecer algumas vantagens interessantes. Então, vamos ver as 7 dicas do Tesouro Selic?

Tesouro Selic, como funciona?
De forma muito simples, são títulos de investimento do tesouro direto atrelados à taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic.
Outra taxa de juros que usa a Selic como referência, são os títulos bancários, chamado de CDI (certificado de crédito interbancário) a taxa sempre vai ser – 0,1% somado a Selic.
Tesouro Selic, como investir?
Para investirmos no tesouro Selic é muito simples, precisamos apenas de uma instituição financeira habilitada no tesouro nacional ou abrir uma conta no tesouro direto.
Como mencionado, temos a opção de investir diretamente pelo tesouro nacional, por lá podemos abrir uma conta e começar a investir. E para abrir a conta é relativamente simples.
No entanto, ainda iremos precisar de uma corretora ou banco para custodiar esse investimento.
Contudo, assim que tivermos as contas cadastradas podemos escolher qual tipo de ativo a ser comprado.
Para comprar um título pela corretora, precisamos entrar no aplicativo e escolher produtos do tesouro direto. Assim que escolhermos, podemos filtrar por Selic e pronto, agora é só comprar.
Mesmo com um valor maior que os outros tipos de ativos do tesouro direto, o tesouro Selic ainda tem um valor relativamente baixo para se iniciar o investimento, com aproximadamente R$110,00 reais já podemos nos considerar um credor.
Tesouro Selic, como funciona o ágio e deságio?
Esse é um detalhe muito importante do tesouro direto, o ágio e o deságio, são os pequenos vilões da rentabilidade, podendo fazer com que ganhemos ou perdemos. Isso acontece quando há uma mudança nas taxas de juros do mercado.
Mesmo o tesouro direto sendo o tipo mais seguro de investimento, ele pode se tornar um problema quando queremos retirar o valor antes do vencimento.
E o que seria ágio e deságio?
- Ágio: É quando vendemos um título do tesouro direto antes do vencimento, e durante a trajetória do ativo, o mercado tem oscilações de taxas de juros. Se vendermos os títulos antes do tempo e os juros estiverem abaixo do contratado, é possível ganharmos dinheiro mesmo com a venda antecipada.
- Deságio: É quando vendemos um título do tesouro direto antes do vencimento, neste período o mercado tem variações de taxa de juros, se por motivo tivemos que vender o ativo antes do prazo de vencimento, podemos perder um pouco de dinheiro se a taxa de juros estiver mais alta do que a contratada.
Leia mais no Tesouro Direto.
Tesouro Selic, liquidez.
Uma das vantagens do Tesouro Selic é a liquidez diária, podendo ser solicitado durante o horário de funcionamento do tesouro direto e respeitando o prazo de carência para o dinheiro estar em conta, que não é longo.
No entanto, o interessante é sempre tentar não retirar o ativo antes do vencimento para não perdermos a rentabilidade esperada e nem perder dinheiro com a marcação ao mercado, para não sofrer com o deságio.
O Tesouro Selic tem diversos tipos de vencimentos disponíveis, fazendo com que nossa carteira seja melhor sorganizada.
Tesouro Selic qual os riscos?
Como qualquer investimento do tesouro direto que oferece uma rentabilidade acima da poupança, tem uma segurança considerada ótima, o tesouro Selic pode conter alguns riscos, como a marcação ao mercado e o deságio.
Vantagens e desvantagens do tesouro Selic.
Vantagens.
- Segurança: Consideramos o tesouro Selic um dos ativos mais seguro do mundo dos investimentos, devido a sua confiança de ser um ativo emitido pelo governo federal.
- Risco de calote: Com o Tesouro Selic não temos essa preocupação, pois a chance do governo não pagar é mínima.
- Rentabilidade: O Tesouro Selic tem um rendimento superior aos investimentos mais tradicionais (poupança) pois tem como referência a taxa Selic.
- Acessibilidade: O valor para se comprar um título do Tesouro Selic é um pouco maior que alguns dos outros títulos do tesouro direto, mas a partir de R$110,00 podemos investir no Tesouro Selic.
- Flexibilidade: O Tesouro Selic permite que resgatemos o dinheiro investido a qualquer momento, podendo ou não perder um pouco da rentabilidade. Ideal para projetos como fundos de emergências.
Desvantagens.
- Risco de mercado: O Tesouro Selic está sujeito às variações da taxa de juros Selic, podendo aumentar ou diminuir a rentabilidade.
- Liquidez: O Tesouro Selic tem liquidez diária, porém, para solicitar o resgate tem que ser durante o horário de negociação do tesouro. Contudo, pode acontecer que, devido à alta solicitação do sistema de liquidação ou compra, o seu ativo não seja processado no mesmo dia.
- Custos: O Tesouro Selic tem um custo de IR (imposto de renda) cobrado no ato da liquidação seguindo uma tabela regressiva, para o IOF (Imposto de Operações Financeiras) também segue uma tabela regressiva para os 30 primeiros dias de compra do ativo. Em geral, as instituições financeiras não cobram taxa para este tipo de investimento, a B3 cobra uma taxa de 0,25% ao ano de custódia.
Estratégia para o Tesouro Selic.
Já imaginou fazer a sua estratégia para investir no tesouro Selic? Espero estar ajudando com as 7 dicas do Tesouro Selic. Porém, para aproveitar bem as possibilidades de estratégia do Tesouro Selic é preciso ter um objetivo bem definido.
Acredito que todos os investidores devem ter um aporte em sua carteira de investimento, por mais pequeno que seja. Sejam eles para:
- Reserva de emergência: Valor investido para emergências financeiras.
- Investimento: Investimento usado para se programar uma viagem, compra de carro ou reforma de casa. Valor destinado para uma finalidade no futuro.
- Diversificação: Um método para balancear os riscos sobre outros tipos de investimento como os de renda variável, inclusive é essa minha estratégia.
Além disso, Tesouro Selic é o queridinho dos investidores por oferecer melhores condições em relação ao risco. Pois seu risco ao mercado e ágio é melhor em comparação aos outros tipos de investimento prefixado.
Tem sua rentabilidade atrelada à taxa de juros Selic, onde a cada 45 dias o governo se pronuncia revelando uma nova taxa, positiva ou negativa. Contudo, o Tesouro Selic oferece uma rentabilidade, liquidez e acessibilidade para investidores iniciantes, um risco de mercado, custo e inflação tolerável para investidores mais arrojados.
Dessa forma, o Tesouro Selic pode ser adquirido por qualquer nível de investidor com vários tipos de objetivos. E para ter acesso precisamos apenas ter uma conta na corretora ou banco, ou simplesmente entrar no site do tesouro nacional e começar a investir.
Por fim, aqui vemos 7 dicas para o tesouro Selic, como investir e suas estratégias, bem como vantagens e desvantagens.
Este artigo não é uma indicação, apenas um material de estudo. Obrigado.