Renda Fixa

Debêntures de remuneração.

Debêntures de remuneração são títulos de dívidas emitidos por empresas que buscam por recursos financeiros no mercado. Em troca, o investidor recebe uma remuneração em juros, podendo ser pré-fixada, pós-fixada ou híbrida, conforme as regras estabelecidas no contrato do ativo.

Portanto, as debêntures de remuneração podem ser uma boa opção para investidores que buscam diversificar sua carteira de investimento em renda fixa.

Ficou interessado em saber mais sobre debêntures de remuneração? Continue lendo e tire suas dúvidas.

O que é 
debêntures 
de
 remuneração

O que é debêntures de remuneração?

As Debêntures são títulos de papéis, ativos de dívida emitidos por empresas que buscam reunir recursos financeiros no mercado. Ao comprar uma debênture, o investidor está emprestando dinheiro para a empresa emissora com um direito de credor sobre ela. Ou seja, o investidor receberá sua remuneração e o valor do investimento no vencimento do título ou em datas pré-definidas.

Tipos de debêntures de remuneração:

As debêntures de remuneração podem variar conforme a forma de cálculo estipulado nos termos de contratos do título.

Temos três tipos principais de remuneração, são elas:

  • Prefixada: É uma taxa de rendimento definida no momento da compra do ativo e não muda até o vencimento. Por exemplo, uma debênture com prazo de 24 meses com uma taxa prefixada de 15% ao ano.
  • Pós-fixada: É uma rentabilidade atrelada a um indicador externo, como o IPCA, CDI e IGP-M. Por exemplo, um ativo de debênture com uma taxa de CDI.
  • Híbrida: O rendimento é composto por taxa com um acréscimo da variação de um indicador financeiro, por exemplo, um indicador IPCA + 15% ao ano.

O que é rating?

O Rating, são avaliações feitas por empresas que classificam o risco sobre a qualidade de crédito.

É importante analisar o rating da empresa emissora do título, o rating é uma nota dada por agências de classificação de risco, indicando o grau de confiança e a capacidade da empresa em honrar seus compromissos financeiros. Além disso, quanto maior o rating, menor o risco de calote e menor a taxa de remuneração exigida pelos investidores. Saiba mais.

Vantagens e desvantagens de investir em debêntures de remuneração

As debêntures de remuneração apresentam algumas vantagens e desvantagens para os investidores.

Vantagens

Diversificação: As debêntures podem permitir que o investidor diversifique sua carteira de investimento, investindo em diferentes setores da economia e em empresas de diferentes portes e perfis.

Rentabilidade: Elas podem oferecer uma rentabilidade maior do que outros produtos de renda fixa, como CDBs, LCIs, LCAs e títulos públicos. Pelo simples motivo de não contar com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) e, portanto, tendo um risco maior de calote.

Participação nos projetos: O investidor está contribuindo para o financiamento de projetos específicos da empresa emissora, como expansão, modernização, pagamento de dívidas ou fusões e aquisições.

Desvantagens

Risco de crédito: As empresas emissoras dos títulos, podem não pagar os juros ou todo o título, e esse é um dos principais problemas, e o investimento em debêntures não tem a proteção do FGC. Você pode reduzir esse risco ao avaliar o rating.

Risco de liquidez: A liquidez das debêntures não é uma das melhores, no mercado secundário pode não haver compradores para os títulos antes de vencimento. Esse risco depende da demanda e oferta dos investidores e da quantidade das debêntures disponíveis.

Risco de mercado: As debêntures sofrem variações nos seus preços e nas suas taxas de remuneração em função das condições econômicas e financeiras. Esse risco depende dos indexadores das debêntures pós-fixadas ou híbridas, que podem subir ou descer conforme a inflação, a taxa básica de juros, o câmbio e outros fatores.

No entanto, empresas emitem Debêntures como títulos de dívidas para captar recursos no mercado financeiro. O investidor empresta o seu dinheiro à empresa e recebe os juros, que pode ser pré-fixada, pós-fixada ou híbrida, conforme as condições estabelecidas na escritura do título.

Como vimos, o investidor que busca investir por um longo período pode escolher as debêntures de remuneração, mas ele deve saber que, em caso de emergência, ele corre o risco de não vender os títulos no mercado secundário. 

Por fim, investir em debêntures de remuneração boa é sim uma boa opção, após termos analisado os riscos.

Carlos Mariano

Olá, seja muito bem vindo! É com alegria que envio cada post, minha profissão é consultor de peças agrícolas a 12 anos e atualmente estudando sobre Economia. O universo da bolsa de valores é algo incrível. Espero poder ajudar em algo. Obrigado.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários