Renda variável, quais os tipos?

O que é renda variável? Quando falamos em bolsa de valores, pensamos logo em ações. Ações é uma modalidade de investimento dentro da renda variável e existem outros grupos de ativos na renda variável.
A princípio, investir em renda variável é estarmos ciente dos riscos que estamos sujeito a correr em comparação a renda fixa. Ou seja, como o nome já fala é variável, podendo ser positivo ou negativo, então ao começar a investir temos que estar ciente que podemos perder.
Entendendo o que é renda variável.
Renda variável é um nome que dar medo em muita gente, que tem medo de perder dinheiro. Por exemplo, do mesmo modo que temos medo de mudar de emprego, pois não temos certeza do que pode vim no futuro. Assim é a renda variável.
Sobre tudo, como as escolas não oferecem educação financeira , falar sobre investimento em bolsa de valores como ações e fundos imobiliários não é bem aceita nas horas de almoços.
Por outro lado, quando estamos com pessoas que se interessa no assunto os conceitos sobre o tema fica muito mais claro. Por exemplo, assuntos que precisar identificar e analisar pontos fortes e pontos fracos para se comprar algum ativo. Nesse meio tempo, elaboramos uma estratégia para sermos bem sucedidos.
Os tipos de renda variável e como funciona as modalidades mais utilizados no Brasil. Categoria são ações, fundos de ações, ouro, derivativos, ETFs, câmbio, fundos multimercados e FFIs.
Mas você sabe a finalidade de cada categoria?
- Ouro: É um metal precioso negociado na bolsa de valores por contratos. São comprados em moedas ou barras.
- Derivativos: São contratos que derivam de outro ativo. Podem ser físicos (Ações, comodity ou moeda) ou financeiro (índice de taxa de juros). Um instrumento utilizado para tentar proteger os investidores contra a oscilação do mercado.
- Fundos de ações: É um investimento gerenciado por um gestor e pode ter o objetivo de investir em um grupo de ações, podendo ser de setor especifico ou não.
- Câmbio: São investimentos que tem o objetivo em investir na moeda estrangeira (dólar, euro etc.). Investir no mercado cambial são para pessoas que podem ter objetivos de se protegerem com a desvalorização ou por meio de especulação para se obter lucro.
- Fundos multimercados: É um investimento gerenciado por um gestor de carteira. Os fundos de multimercado podem conter todo tipo de aplicações disponíveis, como ações, fundos imobiliários, ouro, cambio, renda fixa entre outros.
- ETFS: São grupos de ações com o foco em investir nas empresas estrangeiras.
- Fundos imobiliários: São investimentos no setor imobiliário, podendo ser aplicações físicas (tijolos ou galpões), papeis (Papeis de renda fixa do setor imobiliário) ou fundos de fundos (fundos imobiliários que investem em outros fundos).
- Ações: É uma pequena participação da empresa listrada na bolsa de valores com capital aberto. Comprando uma cota, nos tornamos praticamente dono da empresa ganhando lucros na forma de rendimentos e ajudando a empresa a crescer.
Vantagem
Um elevado ganho de capital em um curto prazo, podemos receber todos os meses dividendos, assim podendo reinvestir ou usar da forma que quisermos.
Desvantagem
O risco de perder boa parte do seu capital investido.
Bem como, as taxas administrativas exigidas pelos gestores dos fundos de investimentos, assim como, alguns podem cobrar taxas de performance, diminuindo a rentabilidade.
Todos os tipos de investimentos têm seus riscos e benefícios, o recomendado é que estudemos e façamos uma boa pesquisa para saber em qual aplicar recursos em uma empresa ou fundos.
Onde investir em renda variável?
É necessário abrir uma conta em corretoras de valores, após abrir a conta e responder um questionário para determinar o nível de risco que estamos dispostos a correr. Após ter definido, podemos comprar e vender.
Comprar e vender ações ou qualquer ativo não é difícil, mas se feito de forma errada, podemos ter prejuízos. Então temos que ficar atento.
A renda variável é um ambiente em que se oferece risco com grande possibilidade. Oferece uma grande variedade de instrumentos para atender as diferentes objetivos e estratégias de investimentos, podendo criar um portfólio com uma diversificação da minha ou sua preferência com os derivativos, FIIs, câmbio, ouro, ações e fundos.
Quando iniciamos, queremos buscar o máximo conhecimento para não errar no início da trajetória, aqui vimos um pouco sobre os tipos de investimentos da renda variável, em cada tipo de investimento contem um link para melhor entender. Bom estudo.
Este artigo não é uma recomendação. Espero ter agregado algum valor.