Renda Fixa

Debêntures é um bom investimento?

Quando pensamos em investir, geralmente buscamos ativos que ofereçam retornos sólidos e que tenham uma boa liquidez para os momentos de necessidades. Contudo, neste artigo quero lhes mostrar se as debêntures é um bom investimento. Acompanhe e deixe sua opinião nos comentários.

Entre os muitos tipos de investimentos disponíveis no mercado, as debêntures incentivadas e fundos de debêntures de infraestruturas abrem um leque de boas alternativas, especialmente para nós que buscamos rendas passivas.

O que são debêntures?

A princípio, debênture é um título de crédito emitido pelas empresas e negociado no mercado financeiro. Porém, a maneira apresentada no mercado, lembra aos títulos do tesouro direto. Só que em vez de financiar o governo, financiamos uma empresa, para que ela possa ter capital o suficiente para expandir.

Então, ao comprar uma debênture você está financiando uma empresa a fazer o seu investimento, porém você não é acionista da empresa, pois elas estão configuradas como renda fixa.

Regras das debêntures.

As regras estabelecidas aos prazos e forma de remuneração das debêntures estão definidas e registradas desde o momento da emissão da empresa.

Portanto, se queremos investir em uma debênture, precisamos saber desde o início da sua contratação, por quanto tempo o dinheiro irá ficar aplicado e também o valor da rentabilidade que iremos receber até a data do resgate.

Devido a essas características, as debêntures são classificadas como ativos de renda fixa, por exemplo, o CDBs.

Porque debêntures não é ações?

Como mencionado acima, as debêntures são consideradas um ativo da modalidade de renda fixa, devido serem papéis de dívidas da empresa emitidos por elas mesmas. Sendo assim, as debêntures são papéis de dívidas e as ações representam frações do capital de uma empresa.

Quem investe em ações se torna sócio de uma empresa, e com as debêntures nós nos tornamos credores. Se você for um acionista e a empresa tiver lucro, o acionista poderá receber os dividendos e ganhará também com a valorização das ações, porém, se registrar prejuízos, o valor das cotas podem se desvalorizarem.

Outra característica entre ações e debêntures são os prazos de investimentos . As debêntures tem uma data de vencimento definida no momento da contratação, definida pela empresa emissora do título.

Já nas ações, não existe prazo de vencimento, podendo comprar e vender no mesmo dia ou comprar e deixar em uma coluna de ativos para geração de dividendos. Podendo se desfazer a qualquer momento.

Por que empresas emitem debêntures?

Pensa na seguinte ideia:

Você quer abrir uma padaria, mas não tem o recurso. Após a conclusão do projeto, você a submete a uma instituição financeira, a partir da qual as diretrizes e os parâmetros para a criação do fundo serão estabelecidos. Após o fundo montado você começa a captar recursos de investidores. Fazendo com que a padaria do senhor Mariano obtenha dinheiro com poucos juros, bem menor se comparado a um empréstimo bancário.

A debênture é uma condição da emissão de títulos definida pela própria empresa. As debêntures acabam sendo uma forma mais flexível de captação de recursos com menos juros do que um financiamento bancário tradicional.

Ao mesmo tempo, elas não envolvem a venda de parte do capital para pessoas, como acontece quando uma empresa faz uma emissão de ações.

Quais empresas podem criar títulos de debêntures?

As empresas que se enquadram como sociedade por ações (S/A) de capital fechado ou aberto podem emitir debênture no mercado.

Mas, para fazer uma oferta pública de debênture é preciso ser uma companhia aberta e estar devidamente registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

A decisão em emitir debêntures é tomada por uma assembleia-geral de acionistas de uma empresa, após isso são fixados as condições e os critérios da operação. Em companhias abertas, no entanto, o conselho de administração pode deliberar sobre a emissão de debêntures sem ter de consultar os acionistas antes.

Tipos de debêntures

Existem diferentes tipos de debêntures, que podem ser classificadas com a forma da sua rentabilidade. Podem ser agrupadas em categorias específicas, com base em critérios particulares, por exemplo:

  • Debêntures de remuneração: Podem apresentar taxas de rendimento no momento da compra, são elas: prefixadas, pós-fixada e híbridas. Saiba mais.
  • Debêntures de conversões: Estes títulos representam ativos que a empresa pode usar para adquirir ações, incluindo aqueles que são não conversíveis em ações, conversíveis em ações e permutáveis. Saiba mais.
  • Debêntures de garantia: Esses ativos estão respaldados por diferentes tipos de garantias, como garantias reais, garantias flutuantes ou quirografárias, representando obrigações da empresa. Saiba mais.
  • Debêntures incentivadoras: São ativos que podem ser ou não isentos de impostos, chamadas de debêntures investimento normais e debêntures investimento incentivadas. Saiba mais.

Como investir em debêntures?

Para podermos investir em debêntures, é muito simples, o que precisamos é de uma conta em uma instituição financeira e escolher os títulos que mais se adequam ao nosso perfil de investidor, levando em conta o prazo, a rentabilidade, a liquidez e o risco.

Para achar no aplicativo, basta irmos em renda fixa, clicar em filtrar, e pronto, precisamos encontrar o nome debênture ou DEB.

Liquidez da debênture.

Para investidores iniciantes, saber da liquidez é algo muito importante. As debêntures podem ser negociadas no mercado secundário, porém nem sempre há compradores e vendedores disponíveis na plataforma. Por isso, o recomendado é termos como objetivo investir nas debêntures pensando em ficar com elas até o vencimento.

Risco de debênture.

O grande medo é não receber o valor esperado ou mesmo perder parte e até todo o investimento. As debêntures estão sujeitas ao risco da empresa não honrar com seu compromisso, ao risco das condições econômicas mudarem e afetarem a rentabilidade e risco de você não conseguir vender os papéis quando quiser.

A princípio, podemos avaliar o risco de crédito das debêntures, podemos consultar as agências de classificação de risco, que atribuem uma nota às emissoras. Quanto maior a nota, menor o risco e menor a rentabilidade, quanto menor a nota, maior o risco e maior a rentabilidade.

As debêntures são uma forma de poder investir em empresas e participar do seu crescimento e desenvolvimento. Elas podem oferecer uma rentabilidade superior à dos títulos públicos e ainda contar com benefícios fiscais em alguns casos.

No entanto, as debêntures têm um nível de risco maior do que os investimentos de tesouro direto ou renda fixa. Por isso, é preciso e indispensável analisar as características e condições de cada emissão antes de investir comprando esse ativo.

Por fim, as debêntures são uma oportunidade de investimento para pessoas mais arrojadas e que têm o objetivo de deixar seu valor investido por um bom período.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 1 de novembro de 2023 15:17

Tag: renda fixa
Carlos Mariano

Olá, seja muito bem vindo! É com alegria que envio cada post, minha profissão é consultor de peças agrícolas a 12 anos e atualmente estudando sobre Economia. O universo da bolsa de valores é algo incrível. Espero poder ajudar em algo. Obrigado.

Postagens recentes

Minha Startup

Aqui, conto um pouco do inicio da minha startup, a ideia ainda em fase de desenvolvimento para se concretizar se… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Rebalanceamento

Já sabemos o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas sabemos como manter o equilíbrio da carteira… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Alocação de Ativos

Você já sabe o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas você sabe como alocar os seus… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Perfil de Risco e Horizonte de Investimento

Provavelmente você já sabe o que é uma carteira de investimento e quais são os tipos de investimentos que você… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Diversificação

Se você já investe o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos, mas ainda não sabe se está fazendo isso… consulte Mais informação

1 ano atrás

Tipos de Investimentos – Carteira de investimento

Provavelmente, você já sabe o que é uma carteira de investimentos e quais são os objetivos que você deve ter… consulte Mais informação

1 ano atrás

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais