Minha Carteira

Diversificação de carteira

A diversificação de carteira é importante? Então, a diversificação de carteira é muito importante para podermos diminuir os riscos em nossos investimentos em épocas de crises por setores de diferentes áreas de atuação.

Contudo, a diversificação é importante porque permite que o investidor aproveite as melhores oportunidades de cada setor do mercado, sem ficar exposto a um único cenário que possa gerar perda de rentabilidade do investimento.

A diversificação de carteira é uma estratégia que permite investir em diferentes tipos de ativo em diferentes setores e com diferentes riscos, tentando buscar a melhor forma de aumentar os ganhos.

Mercado em crise e mercado em alta.

Tipos de diversificação de carteira.

Existem diferentes maneiras de diversificar a nossa carteira de investimento, dependendo do nosso objetivo, e perfil de investidor. Por exemplo:

  • Diversificar por classe: Essa é a mais comum entre os investidores iniciantes, consistem em investir em ativos de renda fixa, renda variável, fundos de investimento e tesouro direto. Assim, podemos ter uma carteira de investimento mais equilibrada e menos volátil.
  • Diversificação por setor: É uma maneira de investir em ativos de empresas de diferentes setores como energia, saúde, tecnologia, agricultura, construção civil, etc. Assim, os investidores podem se beneficiar em crescimentos de diferentes setores.
  • Diversificar por tamanho: É uma maneira de investir em empresas de diferentes tamanhos como Small Caps (empresas pequenas), Mid Caps (empresas médias) e Large Caps (empresas grandes). Assim, visando ter ativos de diferentes níveis de rentabilidade, liquidez e risco.
  • Diversificar por estilo: É uma maneira de investir em ações de empresas com diferentes características como empresas subvalorizadas (Value), empresas com alto potencial de crescimento (growth) ou empresas que pagam dividendos (dividend). Assim, podemos ter diferentes estratégias e oportunidades.

Liquidez da diversificação de carteira

A liquidez da diversificação de carteira é a facilidade do investidor em converter os seis ativos em dinheiro novamente. A liquidez pode variar conforme o tipo de investimento que você está querendo recuperar. Sendo assim, podendo variar conforme o tipo e o tamanho do volume da negociação na bolsa de valores.

Contudo, alguns ativos são mais líquidos que outros, ou seja, tem mais compradores e vendedores e uma menor diferença entre o preço de oferta e demanda.

A liquidez é algo muito importante para podermos montar uma estratégia de ativos de emergência, ou seja, possibilita a venda do ativo de maneira rápida. Também possibilita a entrada e saída do mercado com mais rapidez e menos custo.  

Quais os benefícios?

Quando pensamos em diversificar a carteira pensamos em reduzir os riscos do mercado em nossa coluna de ativos, sendo assim, melhorar nossa rentabilidade com as oscilações do mercado.

Abaixo podemos ler 3 características sobre diversificação de carteira.

  • Oportunidades: Quando diversificamos a carteira, podemos aproveitar as oportunidades que surgem em diferentes setores e classes de ativos buscando aumentar os ganhos.
  • Redução de risco específico: O risco específico é um risco associado a um determinado ativo ou setor da economia, que pode ser afetado por fatores internos ou externos. Então, ao diversificar a carteira de investimentos, reduzimos esses riscos, pois não ficamos dependentes a um único desempenho de ativo.
  • Risco sistêmico: O risco sistêmico é um risco do mercado como um todo, que pode ser afetado por fatores políticos, sociais, macroeconômicos ou ambientais. Assim, ao diversificar a nossa carteira estamos expostos a oscilações do mercado. Saiba mais.

A princípio, a diversificação de carteira é uma estratégia muito poderosa, que consiste em investir em diferentes modalidades de ativos de diferentes setores, buscando reduzir as chances de perdas e aumentando as possibilidades de ganhar e diminuindo os riscos com as oscilações do mercado.

A diversificação é importante para o investidor, porque permite que aproveite as oportunidades do mercado, sem ficar exposto a um único tipo de investimento. Contudo, é importante fazer boas pesquisas para melhor escolher os tipos de ativos.

Por fim, os tipos de ativos que tenho em minha carteira de investimento, com o objetivo de diversificar são os de renda fixa (CDB), renda variável (ações e FIIs) e Tesouro direto (tesouro prefixado e Selic). Faço o tipo de diversificação por classe.

Carlos Mariano

Olá, seja muito bem vindo! É com alegria que envio cada post, minha profissão é consultor de peças agrícolas a 12 anos e atualmente estudando sobre Economia. O universo da bolsa de valores é algo incrível. Espero poder ajudar em algo. Obrigado.

5 1 voto
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários