Renda Variável

Fundos Cambiais o que são?

A princípio, investir em fundos cambiais, é uma forma de converter meu dinheiro real em uma moeda estrangeira. Podendo ser ela qual for, para obter lucro com a variação em relação ao real.

Onde podemos encontrar?

Essa é uma modalidade de investimento que pode ser feita pelos fundos de investimento disponíveis em sua corretora.

Contudo, para encontrar, basta entrar na conta da corretora, procurar por fundos de investimentos, logo após filtrar. Após isso, encontraremos os fundos cambiais para investimento.

Quem pode tem acesso?

Contudo, os investimentos em fundos cambiais são abertos e podem ser acessados por qual quer tipo de investidor que tenha o interesse em diversificar e se proteger das oscilações do mercado. Tendo como objetivo acompanhar a variação de uma moeda estrangeira.

Contudo, com a regulamentação do CVM, os fundos cambiais têm que ter no mínimo 80% do seu valor investido em ativos estrangeiros e os 20% podem ser em ativos nacionais. Sendo eles, por exemplo.

Títulos públicos;

Títulos privados;

Certificado de depósito;

Contratos futuros;

Fundos em ETFs;

Contrato a termo;

Como começar a investir

Como todos os fundos de investimentos, é necessário ter uma conta em corretora de valores ou plataformas de investimentos. Após, abrir o aplicativo da corretora, procure por fundos de investimentos. A parti daí, aperte em filtrar e lá encontraremos o fundo de investimento em câmbio.

Cuidados com os fundos cambiais.

Temos que ter cuidado nesses tipos de investimentos, analise os riscos e o prazo de carência, em geral, eles não têm uma boa liquidez, por exemplo, fique atendo com:

Histórico: Verifique o histórico de rentabilidade do fundo, para verificar se a estratégia estar sendo as esperadas, lembre-se que rentabilidade passada não especificamente vai ser a futura, mas com um bom passado, podemos ter esperança em um bom futuro.

Referência: Qual a moeda de referência que o fundo cambial estar acompanhando a variação. Ao escolher é interessante ficarmos atento ao mercado e analisar antes de investir e após investido, defina qual o tipo da moeda de interesse.

Estratégia cambial: Leia atentamente qual é a estratégia do gestor do fundo, se vai ser uma estratégia agressiva ou conservadora. Devemos analisar se a estratégia do gestor do fundo cambial estar alinhada com a sua tolerância ao risco e expectativas de rentabilidade.

Taxas: Essa aqui é a parte mais desinteressante dos fundos cambiais, além das taxas administrativas e de performance, tem o famoso imposto como cota, é o imposto cobrado 2 vezes por ano pelo governo. As taxas de administração e performance não são iguais, cada fundo tem sua proposta.

Após analisar essas questões, devemos ter uma boa ideia do quer seguir para concluir o investimento.

Sobre valores para se começar é baixo para alguns e alto para outros, tem fundos que seu valor mínimo é de 1 real para começar a investir.

Os fundos cambiais, não tem uma liquidez interessante, então, antes de investirmos, precisamos ter a certeza do que estamos fazendo.

Muitos investidores fazem esse tipo de investimento com o intuito de proteger seu valor da desvalorização do real.

Mas qual a vantagem e desvantagem de se fazer esse tipo de investimento?

Vantagens

Proteção: Proteção contra a desvalorização como uma forma de hedge. Ou seja, uma proteção contra as oscilações da moeda nacional.

Diversificação? Essa seria mais uma forma de diversificar a carteira de investimentos, reduzindo o risco devido a esse fundo ter uma correlação baixa ou negativa com outros ativos como ações e renda fixa.

Praticidade: O fundo cambial é uma forma prática de investir em moedas estrangeiras, sem precisar abrir conta no exterior ou se preocupar com tributações e taxas operacionais. O investidor pode aplicar e resgatar o seu dinheiro a qualquer momento, respeitando o prazo do fundo.

Desvantagens

Volatilidade: O investimento estar classificado em renda variável, então, tem as oscilações da moeda e é influenciado por diversos fatores como, cenário político e economia, tanto no Brasil como no exterior.

Tributos: Cobranças de taxas administrativas e taxa de performance estão atreladas aos custos. O imposto de renda cobrado é o regressivo, com o máximo de 22,5% e o mínimo de 15% conforme o prazo de permanência no fundo.

Risco: Risco de crédito do fundo cambial pode ser o do gestor não honrar com o compromisso financeiro acertado, também como o fundo pode investir em títulos públicos de outros países fazendo que eles também não honrem com o compromisso.

Vale apenas investir em fundo cambial?

Seja como for, investimentos em fundos cambiais podem ser interessantes para investidores que procuram se proteger das altas variações das moedas estrangeiras, ou simplesmente querem diversificar a sua carteira de investimento.

No entanto, devemos ficar atentos para entender que os fundos cambiais são um ativo de renda variável e sofre com a volatilidade, assim como as aplicações de fundos de ações, no entanto, as chances de ganhar são grandes.

Contudo, devemos ter um perfil que aceite essas oscilações do mercado e que tenha um ponto de vista para o longo prazo de investimento.

Como vimos acima, o investimento cambial é uma forma de aplicar em fundos que investem em moedas estrangeiras, com o intuito de procurar obter lucro com a variação positiva dessa moeda.

E é a forma mais fácil de aplicar é pelos fundos cambiais, que investem em ativos relacionados as moedas estrangeiras

Podendo trazer vantagens, como proteção contra a desvalorização do real, diversificação da carteira, na praticidade e acessibilidade em investimentos fora do país. No enteando, elas podem trazer riscos de volatilidade, custo com tributação e risco de crédito.

E a forma de ter esse acesso a esses fundos de investimentos são pelas corretoras de valores, nas plataformas podemos encontrar várias opções e escolher a que mais nos agrada.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 1 de outubro de 2023 13:05

Carlos Mariano

Olá, seja muito bem vindo! É com alegria que envio cada post, minha profissão é consultor de peças agrícolas a 12 anos e atualmente estudando sobre Economia. O universo da bolsa de valores é algo incrível. Espero poder ajudar em algo. Obrigado.

Postagens recentes

Minha Startup

Aqui, conto um pouco do inicio da minha startup, a ideia ainda em fase de desenvolvimento para se concretizar se… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Rebalanceamento

Já sabemos o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas sabemos como manter o equilíbrio da carteira… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Alocação de Ativos

Você já sabe o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas você sabe como alocar os seus… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Perfil de Risco e Horizonte de Investimento

Provavelmente você já sabe o que é uma carteira de investimento e quais são os tipos de investimentos que você… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Diversificação

Se você já investe o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos, mas ainda não sabe se está fazendo isso… consulte Mais informação

1 ano atrás

Tipos de Investimentos – Carteira de investimento

Provavelmente, você já sabe o que é uma carteira de investimentos e quais são os objetivos que você deve ter… consulte Mais informação

1 ano atrás

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais