A princípio, os fundos de ações são formas de investir em ações através de fundos, que tem uma gestão por trás fazendo as escolhas entre compras e vendas de ativos.
Contudo, é também uma forma que temos de investir em ações indiretamente por meio de fundos de ações. Por exemplo, não preciso ir no Home Block e negociar uma ação ou ETFs.
Contudo, os fundos de ações podem ser uma boa alternativa para quem não quer se preocupar em acompanhar o mercado e busca comodidade e uma boa rentabilidade acima da renda fixa.
Os fundos de ações sãoinvestimentos feitos por um gestor que usa o dinheiro do fundo para investir em ações. Por exemplo, por lei ele é obrigado a ter investido no mínimo 67% do valor do fundo em ações, os 33% podem ser aplicados da melhor forma que o gestor achar necessário.
Eles são regulamentados pela CVM (comissão de valores Mobiliários) e devem seguir as regras estabelecidas pela instrução CVM N/ 555, que contém o regulamento dos documentos que informam as características, objetivos, políticas, riscos e taxas do fundo.
Primeiramente, os fundos de ações são divididos em cotas com um valor determinado, contudo, representam as frações do patrimônio do fundo.
Os investidores podem comprar ou vender as cotas do fundo por meio da corretora de valores ou instituição financeira.
Como qualquer fundo, eles funcionam de maneira coletiva, em que os recursos de vários investidores são aplicados em conjunto, dividindo por iguais os ganhos e as perdas na proporção das cotas para cada investidor.
Os investidores não precisam se preocupar em vender e comprar ações diretamente e nem acompanhar o mercado financeiro.
Precisando apenas confiar no gestor do fundo que por obrigação é um profissional responsável com experiência na gestão e no mercado de ações, analisando os riscos e as oportunidades.
Taxas
Atualmente, os fundos de ações cobram a taxa administrativa cobrada pelo gestor do fundo podendo variar em até 3% e existe a taxa de performance que é cobrada se o fundo ultrapassar os indicadores propostos pelo fundo.
Por vezes, as taxa de performance é cobrada apenas pelo que foi excedido do índice e não do montante total.
Além disso, os investidores que aplicam no fundo podem resgatar o seu dinheiro a qualquer momento, bastando apenas respeitar o prazo e valores mínimos estabelecidos pelo gestor.
Tipos de Fundos de ações
Agora, irei abordar alguns tópicos abaixo para tentarmos fazer uma bo escolher um fundo de ações.
Bem como, para iniciarmos essa aventura, precisamos ter uma conta em alguma corretora ou financeira que ofereça esse serviço. Em seguida, devemos escolher o fundo de ações que mais se adequa ao nosso perfil e aos nossos interesses.
Após ter analisado e escolhido o fundo que mais se encaixa com o seu perfil e valor desejado, podemos comprar a cota do fundo desejado. Ainda assim, podemos acompanhar o desempenho do fundo pelos relatórios periódicos fornecidos pela gestão.
Antes de tudo, para encontrar os fundos de ações, basta estrarmos na corretora, irmos em fundos de investimentos. Apoós, temos que filtrar por ações, após isso encontraremos os fundos disponíveis com os seus valores de entrada e rentabilidade.
Fundos de ações é uma forma de investir no mercado acionário de forma tranquila, onde teremos um profissional que estará disponível para fazer as melhores escolhas, fazendo com que nós não precisemos estar acompanhando o mercado.
Além disso, oferecem uma melhor praticidade e comodidade, mas escolher bem qual o tipo de fundo é uma tarefa que precisa ser bem executada. Os fundos podem trazer com uma boa rentabilidade, mas como se trata de renda variável, contudo, é importante observar as vantagens e desvantagens.
Afinal, precisamos estar dispostos à absorver as altas e baixas do mercado. Então, não adianta ficamos desesperado ativos de renda variável é uma verdadeira emoção.
Assim como, investimento em fundos de ações, é para investidores arrojados ou agressivos, que aceitará as oscilações mercado.
Por fim, tenhamos sempre, claro a nossa estratégia e expectativas da escolha do fundo e dessa forma, entender bem como podemos esperar que seja o desempenho em, gestão, taxas e tributos do fundo de ações.
Este artigo não é uma recomendação, e sim minha opinião. Espero ter agregado algum valor.
Esta postagem foi modificada pela última vez em 1 de outubro de 2023 13:09
Aqui, conto um pouco do inicio da minha startup, a ideia ainda em fase de desenvolvimento para se concretizar se… consulte Mais informação
Já sabemos o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas sabemos como manter o equilíbrio da carteira… consulte Mais informação
Você já sabe o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas você sabe como alocar os seus… consulte Mais informação
Provavelmente você já sabe o que é uma carteira de investimento e quais são os tipos de investimentos que você… consulte Mais informação
Se você já investe o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos, mas ainda não sabe se está fazendo isso… consulte Mais informação
Provavelmente, você já sabe o que é uma carteira de investimentos e quais são os objetivos que você deve ter… consulte Mais informação
Esse website utiliza cookies.
Saiba Mais