Minha Carteira

Vantagens e desvantagens de investir por bancos.

A princípio, qual as vantagens e desvantagens de investir por bancos? Aqui lhe direi algumas ideias para podermos definir qual a melhor estratégia de investimento.

Contudo, quem tem uma conta no banco já deixou dinheiro parado na poupança pensando que estaria rendendo uma boa grana, hoje percebemos que essa prática não é uma boa estratégia.

Contudo, hoje em dia as informações vão e vêm com uma velocidade absurda, por esse motivo hoje sabemos como melhor investir nosso capital.

Investir por um banco, onde temos 5, 10, 15 ou 20 anos de fidelidade, será que vale a pena trair a instituição que me acompanhou por todo esse tempo e que guardo meu dinheiro na poupança, me rendendo juros mensalmente.

Analisando.

Conforme, podemos analisar e comparar, é preciso entender como o banco ganha dinheiro. Os bancos ganham dinheiro emprestando dinheiro na forma de financiamento, cartão de crédito, cheque especial, consórcios entre outros. Por exemplo.

Cobrando uma taxa de juros, e arrecada dinheiro oferecendo investimentos como CDBs, previdência privada, poupança entre outras.

E para os bancos ter um retorno mais eficientes eles mexem no SPRED BANCÁRIO sendo a diferença na taxa de juros que ele cobra ou paga. Exemplo, o cliente A investe no CDB e o banco paga a ele uma taxa de juros de 1% ao mês, já o cliente B precisa de crédito, o banco pega o dinheiro do CDB e financia o cliente B cobrando uma taxa de juros ao mês de 6%, a diferença dos 5% fica de lucro para o banco.

Iremos abordar as vantagens e desvantagens para se investir por bancos.

  • Taxa: São cobradas taxas administrativas para os investidores, diminuindo o retorno.
  • Rentabilidade: Pouca rentabilidade se você for um cliente iniciante com baixo capital, os gerentes não irão dar uma boa atenção e geralmente empurrará o pior ou o menos ruim investimento.
  • Software: Não tem uma plataforma voltada para acompanhamentos.
  • Suporte: Não tem equipes que possam ajudar com os melhores investimentos.
  • Portfólio: Uma cesta de produtos limitada e na maioria inadequada para iniciantes.
  • Conflito de Interesse: Como toda empresa tem metas de faturamentos, o seu gerente pode não lhe oferecer o melhor investimento pelo simples fato de que ele precisa bater a meta ofertando um produto que seja bom para ele e não para você.
  • Segurança: por serem mais sólidos no mercado, corre menos risco de vir à falência.
  • FGC: fundo garantidor de Crédito, não é exclusivo para bancos e não são todos investimentos que entram na lista. Bancos Digitais é uma opção um pouco melhor em comparação com os grandes bancos, têm como principais vantagens de abertura de conta 100% digital, isenção de algumas taxas, melhores juros e uma melhor carteira de investimentos. Mas seu principal problema é a confiabilidade.

Favorecimento.

Investir por bancos, será lucrativo para CPFs com alta renda, assim oferecendo os produtos como Letras de Créditos (LC), Fundos de Investimentos,
Mercado Futuro (BM&F) entre outros, são apenas ofertados para os mais ricos, assim os bancos tentam ganhar na quantidade.  

Para pequenos investidores não é uma boa opção, sendo assim a melhor será uma corretora de valores, que por elas podemos começar por pequenos investimentos, com menos de R$10,00 podemos obter uma de fundos imobiliários.

Enfim, se vocês observarem, não consegui muitas razões para se investir em um banco, encontrar bons motivos foi uma tarefa árdua, gostaria que em breve atualizasse o post com melhores condições.

Lembro que não é uma indicação. Estude um pouco ou busque orientação de um profissional.

Carlos Mariano

Olá, seja muito bem vindo! É com alegria que envio cada post, minha profissão é consultor de peças agrícolas a 12 anos e atualmente estudando sobre Economia. O universo da bolsa de valores é algo incrível. Espero poder ajudar em algo. Obrigado.

4 1 voto
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários