O que são fundos multimercado?
A princípio, os fundos de multimercado, são fundos de investimentos que podem conter ativos de renda fixa, ações, câmbio, commodities e derivativos, tudo em um só lugar. Então, penso que seria como a nossa carteira de investimento, feita por uma outra pessoa.
Contudo, está seria a proposta dos fundos multimercado, uma categoria de fundo de investimento que tem como principal característica a flexibilidade na gestão da carteira.

Objetivo dos fundos multimercados.
Os fundos têm como um objetivo oferecer um rendimento maior que a renda fixa, sem correr um risco alto como a renda variável, então, elas também podem ter diferentes riscos e retornos, dependendo da estratégia do gestor do fundo.
Como funciona os fundos multimercados.
Os fundos multimercado funcionam como qualquer outro investimento, eles são formados pela união de vários investidores, que deixam seu patrimônio nas mãos de um gestor administrador do fundo.
Os investidores podem comprar cotas de fundos através das corretoras. Os valores das cotas podem variar conforme o desempenho dos ativos, que constam na carteira. E para sacar o valor investido é necessário respeitar o prazo de liquidação do fundo, que pode ser em poucos dias ou até meses.
Vantagens dos fundos multimercado.
Quem está nesse jogo quer ganhar, então os fundos de multimercado podem trazer diversas vantagens para os investidores, como:
- Flexibilidade: Os fundos dispõem de uma flexibilidade do gestor e do investidor. Sendo assim, o gestor pode mudar a estratégia e a locação do fundo conforme as oportunidades de mercado, evitando com que tenhamos prejuízos.
- Diversificação: Os fundos permitem que o investidor tenha acesso a uma carteira bem diversificada com ativos de vários segmentos, podendo reduzir os riscos de cada ativo separadamente aumentando a chance de retorno no longo prazo.
- Potencial: Os fundos podem oferecer um retorno acima da renda fixa, pois podem aproveitar as oportunidades e as oscilações do mercado. Eles também podem se proteger da inflação e do câmbio.
- Gestão: Os fundos multimercado são geridos por uma gestão e profissionais qualificados com experiência e um conhecimento de mercado, para analisar as melhores oportunidades. Posso deixar um valor investido, e observar apenas o quanto está sendo a rentabilidade.
Desvantagens
- Volatilidade: Os fundos são expostos constantemente as oscilações do mercado, podendo ser influenciado por fatores econômicos, sociais, políticos e ambientais. Significa que o valor das cotas podem variar, gerando perdas ou ganhos em um curto período de prazo.
- Liquidez: Os fundos podem ter baixa liquidez (quantidade de negócios feitos em 1 dia), podendo dificultar a compra e a venda de novas cotas pelo preço desejado.
- Complexidade: Alguns fundos multimercado, são produtos complexos e sofisticados, que exigem um bom nível de conhecimento técnico e financeiro.
- Inadimplência: Os fundos, como qualquer ativo da renda variável, têm um risco da inadimplência do gestor do fundo. Caso eles não cumpram com as suas obrigações, os investidores podem ter dificuldades em resgatar seu valor investido.
- Regulação: Alguns fundos estão sujeitos a regras e normas específicas que podem limitar as operações.
- Taxa: Os fundos multimercado cobram taxas administrativas e performance.
Como investir em fundos multimercado?
Como na maioria dos investimentos é muito simples, por exemplo.
Precisamos ter uma conta em uma corretora e após, ir à área de fundos de investimentos, lá podemos filtrar pelo fundo multimercados e em seguida escolher qual opção de investimento pode ser a melhor.
É muito importante entender qual o objetivo do fundo e analisar seu histórico passado. Finalmente, antes de investir, certifique-se se o nível de risco é o que você está disposto a correr.
Defina o valor que você pretende investir, e envie uma ordem para o fundo escolhido pelo valor que você acha justo. E acompanhe seu desempenho.
Como vender?
Para vender essa cota, é preciso verificar qual o prazo que o fundo precisa para converter seu investimento em dinheiro. Por isso, a importância de ler e entender as regras do fundo de multimercado.
Os fundos de multimercados são modalidades que investem em diferentes tipos de ativos, visando sempre um melhor desempenho. Contudo, eles podem ser uma forma de diversificar nossa carteira, protegendo nosso patrimônio em busca de maiores retornos.
Por fim, antes de investir, leia e pesquise sobre o passado, isso pode ajudar a entender o porquê do seu risco e como ele se comportou em algum evento de crise do mercado.
Esse artigo não é uma recomendação de investimento, apenas informações didáticas.