Minha Carteira

Primeiro investimento

Como se preparar para o primeiro investimento

Afinal, como se preparar para o primeiro investimento e qual tipo de investimento podemos começar sem ter medo de errar?

Bom, aqui neste artigo quero lhe mostrar como eu comecei a investir, qual foi o meu primeiro ativo comprado no ano de 2023. Não tive ninguém para me orientar, então acredito que seja essa a sua situação, querer começar a investir, mas não sabe por onde, e não tem com quem conversar.

Sobre o conversar, eu sei que é difícil, em geral, as pessoas correm quando começamos a falar sobre investimentos, tem medo de conversar sobre o assunto, por falta de conhecimento ou ignorância mesmo, e se soubessem o quanto isso faz bem para elas e nossa economia.

Vem comigo, e veja como foi minha trajetória. Aqui quero trazer apenas informações que minha pessoa passou para começar a investir. Não irei aprofundar sobre cada tipo de investimento, aqui no blog já tem artigos falando de cada um deles.

Educação financeira.

Quando me interessei em tentar investir, sabia de algo muito importante que era: como me preparar para começar a investir? E daí comecei a fazer pesquisas e mais pesquisas e descobrir que o primeiro investimento deveria ser em meus conhecimentos.

Contudo, investir em conhecimento dá preguiça e é muito chato, porém é preciso para termos bons resultados, no futuro.

Pesquisei em livros, vídeos no YouTube e blogs, nos blogs e sites achei mais fácil entender quando se quer algo específico. Minhas pesquisas me ajudaram a entender como o dinheiro funciona, como posso melhorar a minha vida e como posso multiplicar através dos ativos.

No entanto, depois que comecei a mudar meus hábitos, comecei a fazer esses exemplos abaixo e minha educação financeira melhorou muito.

Meus novos hábito são:

  • Blog: Pesquiso muito e gosto de acessar outros blogs para fazer minhas leituras, são vários e no momento não irei citar nomes.
  • YouTube e Podcasts: Esses tipos de conteúdos são os mais consumidos, pois escuto sempre que estou indo para o trabalho, quando acordo, quando vou dormir e estou indo passear. Antes no carro escutava músicas aleatórias, hoje quem vai de carona comigo fica entediado.
  • Livros: Investi em meus conhecimentos comprando alguns livros como: Pai Rico e Pai Pobre, Os Segredos da Mente Milionária e recentemente o Investidor Inteligente.

Com esses estudos aprendi que é precisamos seguir 3 passos, são eles:

  • Economizar: Gaste o seu dinheiro de forma inteligente. Gasto menos do que ganho, essa é a principal regra da educação financeira. Tente ao máximo evitar dívidas com compras desnecessárias.
  • Reserva de emergência: Escolha ativos que tenham liquidez diária. Essa é uma reserva de emergência que criamos para custear imprevistos que geram custo.
  • Investir: Essa é o que queremos fazer, invista em algum ativo para fazer com que ele se torne nossa fonte de renda passiva. Aprendi no livro Pai rico e Pai pobre a “me pagar primeiro”, então assim que recebo o salário, já separo uma parte para investir.

Por onde investir?

Primeiramente, para iniciarmos um investimento, o interessante é que escolhemos um local para fazer os investimentos, e a melhor forma seria uma corretora de investimentos.

Será por ela que iremos fazer as negociações e é ela que bate o martelo para o investidor na B3, tem os bancos que podem oferecer o que procuramos, mas na minha opinião a corretora é muito mais vantajosa pela facilidade de se encontrar vários produtos em apenas 1 aplicativo.

Atualmente uso a corretora Rico e estou bem satisfeito com o que ela vem entregando, comecei a investir por ela em 2019 quando comprei uns títulos do tesouro direto, daí quando voltei, não quis mudar.

Contudo, existem muitas corretoras no mercado e escolher uma delas gera uma dúvida enorme. Eu não saberia indicar qual seria melhor, pois todas oferecem quase as mesmas condições, quando se fala em taxa.

Abaixo deixo as 5 mais conhecidas no Brasil.

XP investimento;

Toro Investimento;

Rico;

Banco Inter;

BTG Pactual.

Se ainda não tem uma corretora, escolha uma e bons negócios.

Quais os tipos de investimentos?

A princípio, existem vários métodos de se investir, e também de se começar, alguns mais simples e outros mais complexos, ou não, cada um de nós tem uma percepção.

No mundo do investimento, pela bolsa de valores, existem as opções como: renda fixa, Tesouro direto, fundos de investimentos e renda variável. Essas modalidades se dividem formando outros tipos de ativos que pretendo trazer todos os tipos aqui neste blog.

  • Renda fixa: A renda fixa é uma modalidade de investimento onde dentro delas existem outras categorias como os conhecidos CDBs, LCI e LCA. Os Títulos de renda fixa são ótimas opções para o investidor iniciante, que queira deixar um valor investido por mais tempo, apesar de aqui temos liquidez diária.
  • Tesouro Direto: Para o tesouro direto temos os investimentos do tipo, tesouro prefixado, Tesouro IPCA+ e o mais comum Tesouro Selic. Os títulos do Tesouro Direto são considerados os mais seguros do país, para iniciantes é uma boa indicação para começar e ao passar dos dias ir adquirindo o hábito de investir. O título do tesouro direto mais usado é tesouro Selic.
  • Renda variável: Quando falamos em renda variável, a situação fica mais séria, na renda variável podemos encontrar os principais títulos de Fundos Imobiliários e Ações. Para se investir nestes tipos de ativo, precisamos estar cientes que podemos perder bem mais dinheiro que os títulos da renda fixa e Tesouro direto. Porém podemos ganhar bem mais.

Atualmente, na data desta publicação, tenho investimentos em renda variável (ações e fundos imobiliários), Tesouro Direto (Tesouro Selic e Tesouro Prefixado) e na renda fixa (CDB).

Meu primeiro investimento.

No ano de 2019 fiz o meu primeiro investimento, mas naquela época, não estava preocupado com o quanto iria render e nem estava com interesse no assunto, apenas fiz a abertura de conta e depositei um valor e depois deixei lá.

Atualmente, com novos horizontes, ao fazer minhas pesquisas cheguei a conclusão de que poderia iniciar com um Tesouro prefixado, esse sendo da mesma categoria do investimento que fiz em 2019, comprando apenas 1 título que custou em média R$ 30,00 reais e após uns 15 dias, tornei a comprar o mesmo, agora tendo 2 cotas do prefixado.

O tesouro Selic que tenho, comprei recentemente, esse para poder fazer parte da minha carteira de fundos de emergência. Meus investimentos ainda são poucos, pois continuo me recuperando financeiramente de grandes dívidas.

Depois que comprei o título do tesouro direto, fiquei muito interessado em fundos imobiliários e a partir daí, comecei a comprar alguns, com valores em média de R$10,00 reais por cota.

Hoje em minha carteira de investimento tenho mais de 10 tipos de fundos com diferentes valores por cota. Gosto de comprar fundos imobiliários que sejam classificados como lajes corporativas ou galpões e alguns de investimentos em papéis.

Para você que quer iniciar, acredito que investir nesses dois tipos de ativos vale o risco à correr, claro, para os fundos imobiliários vai ser um risco bem maior do que o tesouro direto, no entanto, são ativos mais simples e com risco baixo.  

Atualmente, em minha carteira de investimentos tenho ações, fundos imobiliários, tesouro Selic, Tesouro prefixado e CDB.

Liquidez

Com toda certeza já pensamos assim: E depois que investir, como o dinheiro volta para minha conta? Já pensei assim e aqui irei te falar sobre.

Então, o que é liquidez? Liquidez seria apenas o prazo com que o valor do ativo antes comprado e agora vendido caia na sua conta. Existem ativos, com liquidez diária e outros não. Vamos conhecer um pouco dos tipos!

Existem diferentes tipos de liquidez, que podem ser classificados em:

  • Liquidez Imediata: É a liquidez que permite o investidor a receber o seu dinheiro no mesmo dia que solicitado a qualquer hora. Esse é o tipo de liquidez mais utilizada devido a sua flexibilidade. Os tipos de ativos com essas características são os: tesouro Selic, CDB, Poupança.
  • Liquidez no vencimento: Esse tipo de liquidez só permite que resgatamos o dinheiro no final do contrato de investimento sem perder rentabilidade. É um tipo de investimento mais restrito em relação à liquidez, porém, tenta obrigar ao investidor a manter o valor investido até o final do prazo, temos como exemplo: LCI, LCA, Tesouro Prefixado e outros.
  • Liquidez intermediária: É um tipo de liquidez que só permite resgatar o dinheiro em datas específicas do investimento, mas com perda de rentabilidade, podendo pagar multa. Temos como exemplo os fundos de investimentos.

Depois que identifiquei os tipos de liquidez, fiquei com mais clareza onde deixar meu dinheiro em caso de emergência. Sendo assim, pude identificar qual seria minha melhor estratégia para fazer um investimento como fundo de emergência.

No último mês da data deste artigo, em meu último recebimento de salário, fiz um investimento em CDB pelo banco Bradesco. Ao passar os dias e chegando para o final do mês, precisei fazer o resgate, e posso confessar que foi muito simples.

Dicas de investimento para iniciantes.

Entrar no mundo dos investimentos é uma atividade desafiadora, mas pode se tornar muito gratificante com o passar do tempo. E para termos sucesso nos investimentos precisamos ter conhecimento, paciência e disciplina. Além disso, precisamos estar bem embasados com as ideias.

Uma dica minha para que possamos sair da “corrida dos ratos” é “investir em nosso maior ativo, nossa mente” como diz no livro Pai Rico, Pai Pobre.

Então aqui quero deixar dicas em livros para ler e entender.

  • Pai Rico, Pai Pobre: Escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. O livro traz a história de um menino que tinha dois pais. Onde o pai pobre ensina ao seu filho a trabalhar pelo dinheiro e o pai rico ensina os segredos para que o dinheiro trabalhe para ele.
  • O Homem mais Rico da Babilônia: Escrito por George Samuel Clason, é um livro que conta a história como um homem se tornou o mais rico da Babilônia seguindo alguns princípios de educação financeira pessoais.
  • Os Segredos da Mente Milionária: Escrito por Harv Eker T, é um livro que revela as diferenças entre pessoas ricas e pessoas pobres. O livro afirma que podemos ser ricos se mudarmos nosso tipo de pensamento.
  • O Investidor Inteligente: Escrito por Benjamin Graham. O livro ensina a como investir em ações de empresas utilizando fundamentos em que muitos investidores não se interessam.
  • A Lógica do Cisne Negro: Escrito por Nassim Nicholas Taleb. O livro fala sobre eventos inesperados com um alto impacto no mercado que pode mudar a história radicalmente.

Estes livros citados são interessantes lermos para melhorar o nosso intelecto sobre o investimento. Porém, temos outras fontes de pesquisas que podemos acessar como Blog, YouTube e podcast.

Ao adquirir mais conhecimento, faça algumas perguntas para si e responda em um caderno, e sempre que possível, leia para você saber se ainda tem o mesmo desejo.

As perguntas são:

  • Qual o meu objetivo?
  • Qual meu planejamento para alcançar?
  • Quanto posso investir regularmente?
  • Irei diversificar meu investimento com renda variável, renda fixa ou tesouro direto?
  • Qual foi meu último investimento intelectual?

Faço essas perguntas para mim mesmo e reflito sobre o que venho fazendo para almejar minha liberdade financeira.

Conclusão

Por fim, investir é uma forma de fazer meu dinheiro trabalhar para mim, assim alcançando meu objetivo financeiro. No entanto, investir não é uma tarefa fácil e requer nosso comprometimento em adquirir conhecimento, se planejar e termos disciplina.

Neste artigo, observamos as formas de investir com segurança, os princípios que usei para investir. Também, links de conteúdo que possam lhe ajudar de alguma forma. Desse modo, espero que lhe inspire para você começar a pensar e levar essa ideia a sério.

É importante, acima de tudo adquirir conhecimentos, lembre-se que o sucesso financeiro só depende de nós mesmo e não do mercado. Por isso, digo: invista em educação financeira.

Neste artigo, você pode observar o que fiz e continuo fazendo para melhorar minha forma de investimento, até esse blog é uma fonte de conhecimento para mim mesmo, pois levo à sério cada palavra escrita aqui, tenho cuidado para trazer sempre informações certas.

Este artigo não é uma recomendação de investimento. 

Esta postagem foi modificada pela última vez em 12 de outubro de 2023 01:05

Carlos Mariano

Olá, seja muito bem vindo! É com alegria que envio cada post, minha profissão é consultor de peças agrícolas a 12 anos e atualmente estudando sobre Economia. O universo da bolsa de valores é algo incrível. Espero poder ajudar em algo. Obrigado.

Postagens recentes

Minha Startup

Aqui, conto um pouco do inicio da minha startup, a ideia ainda em fase de desenvolvimento para se concretizar se… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Rebalanceamento

Já sabemos o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas sabemos como manter o equilíbrio da carteira… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Alocação de Ativos

Você já sabe o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas você sabe como alocar os seus… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Perfil de Risco e Horizonte de Investimento

Provavelmente você já sabe o que é uma carteira de investimento e quais são os tipos de investimentos que você… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Diversificação

Se você já investe o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos, mas ainda não sabe se está fazendo isso… consulte Mais informação

1 ano atrás

Tipos de Investimentos – Carteira de investimento

Provavelmente, você já sabe o que é uma carteira de investimentos e quais são os objetivos que você deve ter… consulte Mais informação

1 ano atrás

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais