Você já ouviu falar em small caps? Elas são ações de empresas com baixo valor de mercado, geralmente abaixo de 2 bilhões de reais. Elas podem oferecer grandes oportunidades de ganhos para os investidores atentos as oportunidades. Neste artigo, irei descrever o que são as small caps, quais são as 7 características das Small Caps.
Small caps são ações de empresas consideradas pequenas, que possuem um valor de mercado baixo, geralmente inferior a 2 bilhões de reais.
As small caps são classificadas conforme o seu valor de mercado em relação ao total das ações negociadas na bolsa de valores. Aqui no Brasil, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) utiliza o índice SMLL para medir o desempenho das small caps. Esse índice é composto por cerca de 100 empresas que representam 15% do total do mercado acionário brasileiro.
Elas são chamadas assim porque o termo em inglês “cap” significa capitalização, ou seja, o valor total das ações de uma empresa no mercado.
Uma das principais características das small caps é o seu potencial de crescimento. Como são empresas menores, elas têm mais espaço para expandir os seus negócios, conquistar novos mercados, aumentar a sua participação no setor e inovar seus produtos e serviços para melhorar a sua rentabilidade.
As small caps podem se beneficiar de cenários econômicos favoráveis, como o aumento do consumo, a redução dos juros, a melhora da confiança dos empresários e dos consumidores, e a retomada do crescimento do país. Além disso, empresas menores podem se destacar em nichos específicos não explorados pelas empresas maiores.
Uma característica é a volatilidade, a qual é a variação dos preços das ações no mercado. As small caps são mais voláteis do que os blue chips, pois sofrem mais influência de fatores internos e externos, que podem afetar positiva ou negativamente o seu desempenho.
Os fatores internos são aqueles relacionados à própria empresa, como os resultados financeiros, os projetos, as estratégias, as parcerias, as fusões, aquisições, as suas crises e problemas.
Os fatores externos são aqueles relacionados ao ambiente em que a empresa atua, como a concorrência, demanda, regulação, política, economia e os eventos imprevisíveis.
Portanto, devido à volatilidade, as small caps podem apresentar grandes oscilações de preço no curto prazo, tanto positivo ou negativo.
Então, isso significa que elas podem gerar lucros expressivos, mas também perdas significativas, dependendo do momento e da situação do mercado.
Para lidar com a volatilidade, os investidores devem ter uma visão de longo prazo, ou seja, investir nas small caps pensando no seu potencial de valorização no futuro e não na sua cotação no presente. Além disso, os investidores devem estar confortáveis com o risco, ou seja, estar preparados para suportar as oscilações das ações sem se desesperar.
Uma das principais dificuldades de investir em small caps é a seleção de empresas. Conforme, como são empresas menos conhecidas e acompanhadas pelo mercado, as small caps exigem uma pesquisa e uma análise mais aprofundada por parte dos investidores, que devem avaliar diversos aspectos antes de tomar uma decisão.
Outra característica das small caps é a necessidade de acompanhamento do mercado. Conforme empresas mais sensíveis às mudanças e às novidades do cenário econômico e setorial, elas requerem uma atenção maior por parte dos investidores, que devem estar sempre informados e atualizados sobre o que está acontecendo com as suas ações.
Para acompanhar o mercado, os investidores devem seguir as notícias, os eventos, os balanços, os comunicados, as entrevistas, e as opiniões dos especialistas sobre as small caps.
Essas fontes de informação podem ajudar os investidores a identificar as oportunidades, as ameaças, os pontos fortes e os pontos fracos das empresas e a tomar as melhores decisões de investimento.
Além disso, os investidores devem monitorar o desempenho das suas ações, comparando-as com os índices de referência, como o SMLL e o Ibovespa, e com as outras small caps do mesmo setor. Assim, os investidores podem avaliar se as suas ações estão se valorizando ou se desvalorizando, se estão superando ou não as expectativas e se estão seguindo ou não a tendência do mercado.
Uma das características mais importantes das small caps é o risco. Conforme empresas mais vulneráveis e instáveis, as small caps apresentam um risco maior do que os blue chips, que podem comprometer o retorno e o capital dos investidores. Por isso, é preciso ter cautela e cuidado ao investir nessas ações.
Investir apenas uma parte do seu patrimônio em small caps, reservando a maioria para investimentos mais seguros e conservadores, como renda fixa, fundos e blue chips.
Fazer uma boa seleção de empresas, priorizando aquelas que têm uma boa gestão, uma boa saúde financeira, um bom potencial de crescimento e um bom histórico de mercado.
Fazer um bom acompanhamento do mercado, estando atento às notícias, aos eventos, aos resultados, às mudanças que podem afetar as small caps e ajustando a sua estratégia conforme a situação.
Ter uma visão de longo prazo, investindo nas small caps visando aproveitar a sua valorização no futuro e não de especular com as suas oscilações no presente.
Ter uma boa tolerância ao risco, sabendo que as small caps podem gerar lucros expressivos, mas também perdas significativas e que é preciso ter paciência e disciplina para lidar com as incertezas do mercado.
Existem algumas formas de investir em small caps, que é por meio de índices e fundos de ações.
Os fundos são instrumentos que permitem aos investidores ter acesso a uma carteira diversificada de small caps, sem precisar comprar as ações individualmente. Além disso, eles oferecem algumas vantagens, como:
A facilidade;
A diversificação;
A gestão profissional;
Como vimos, as small caps são ações de empresas com baixo valor de mercado, empresas avaliadas em menos de 2 bilhões de reais, porém, são empresas que podem oferecer grandes oportunidades de ganho para os investidores. Neste artigo, vimos quais são as 7 características das small caps, o grande potencial que elas oferecem, mas os riscos também.
Por fim, para fazer essa seleção de empresas, os investidores podem contar com a ajuda de especialistas, de analistas, de plataformas, de relatórios e de ferramentas que oferecem informações e recomendações sobre as small caps. Além disso, os investidores devem sempre diversificar a sua carteira, ou seja, investir em várias empresas de diferentes setores, para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso.
Leia: 7 características sobre Mid Caps
Leia: 7 características sobre Large Caps
Esse artigo não é uma recomendação de investimento
Esta postagem foi modificada pela última vez em 18 de novembro de 2023 10:04
Aqui, conto um pouco do inicio da minha startup, a ideia ainda em fase de desenvolvimento para se concretizar se… consulte Mais informação
Já sabemos o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas sabemos como manter o equilíbrio da carteira… consulte Mais informação
Você já sabe o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas você sabe como alocar os seus… consulte Mais informação
Provavelmente você já sabe o que é uma carteira de investimento e quais são os tipos de investimentos que você… consulte Mais informação
Se você já investe o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos, mas ainda não sabe se está fazendo isso… consulte Mais informação
Provavelmente, você já sabe o que é uma carteira de investimentos e quais são os objetivos que você deve ter… consulte Mais informação
Esse website utiliza cookies.
Saiba Mais