Renda Fixa

Tesouro direto ou fundos de investimentos?

Primeiramente, você já sabe o que é tesouro direto ou fundos de investimento? Quando pensamos em poupar nosso suado dinheiro pensando em deixar na poupança, acreditamos que essa é a melhor forma de poupar, bem foi isso que nossos pais e avós fizeram. 

Então, alguém um dia lhe apresenta a renda fixa e fala que poupança é coisa do passado, daí ficamos com uma pulga atrás da orelha.

Hoje em dia, esses tipos de investimentos atualmente mostram que é muito mais vantajoso no segmento de renda fixa ou tesouro direto, produtos acessados através da corretora ou bancos.

O que são fundos investimentos?

A princípio, fundos de investimentos são títulos de créditos com prazo de vencimento, administrados por instituições financeiras ou um corretor profissional, que captam os valores de seus clientes para diversas aplicações como certificados de recebíveis (CRAs, CRIs), títulos públicos e títulos privados (CDBs, LCIs, LCAs, debêntures). Os títulos podem ser classificados nas categorias de fundos simples, referenciados, crédito privado e multimercado.

  • Fundos simples: São ativos que investem em títulos públicos ou privados com  prazos curtos, que oferecem uma melhor rentabilidade que a poupança. E tem liquidez diária.
  • Fundos referenciados: São fundos que investem em títulos públicos ou privados de baixo risco e de curto prazo muito parecido com os fundos simples, a diferença desse fundo é usar o CDI ou a Selic como referencial.
  • Fundos de crédito privado: São ativos que investem em títulos de instituições financeiras e empresas, oferecendo uma maior rentabilidade em comparação aos fundos simples. É importante analisar a empresa antes de investir, esse tipo de investimento contém um risco maior como, por exemplo, o de calote, verifique se o fundo tem o selo do FGC.
  • Fundos multimercados: Como o nome já fala, são ativos que investem em diversas modalidades disponíveis no mercado como renda variável, renda fixa, câmbio, etc. Fundos um pouco mais arriscados.

O que é Tesouro Direto

O tesouro direto é um investimento criado pelo tesouro nacional com o intuito de arrecadar dinheiro oferecendo títulos federais para o financiamento de investimentos em educação, saúde e infraestrutura.

O que chama a atenção desses títulos são seu baixo valor inicial, com apenas R$30,00 você pode iniciar uma aplicação, é muito simples e barato. A taxa de juros é baseada na Selic ou IPCA.

Quais os tipos de investimentos disponíveis no tesouro direto?

Os principais tipos são tesouro Selic, tesouro prefixado, tesouro IPCA+, existem outros tipos Rend+, NTN-B, LFT, LTN esses menos populares. 

Tesouro Selic.

É um título pós-fixado que acompanha a taxa Selic atual, contendo variações de acordo com sua divulgação. Contudo, são investimentos com boa liquidez e seu risco é muito baixo. 

Tesouro prefixado

São letras de crédito que já tem uma taxa fixa que não vai ser alterada pelo mercado, podendo lhe proteger com a variação dos juros.

Títulos pré-fixados são ótimos para os investidores que querem saber o quanto vai render até o final do contrato.

Tesouro IPCA+

Este tipo de ativo tem uma parte prefixada em um percentual já determinado no ato da compra e não muda até o vencimento do contrato, e a outra parte é atrelada à inflação média do IPCA.

É um título com liquidez, porém se vendido no momento errado pode perder dinheiro, este tipo de investimento é indicado para investimento de longo prazo.

Vantagens e desvantagens dos fundos de renda fixa.

As principais vantagens dos fundos de investimentos são:

  • Liquidez: Os fundos de renda fixa têm uma boa liquidez, podendo ser resgatado e o dinheiro cair em sua conta dentro de 1 semana.
  • Gestão: Uma boa equipe faz toda a diferença, nos fundos de renda fixa temos excelentes profissionais capacitados para melhor escolhas de títulos no mercado. Aqui economizamos tempo, o melhor é saber que não precisamos ficar acompanhando o mercado para tomar certas decisões.
  • Diversificação: Com tantas opções de escolhas, temos a possibilidade de aplicar a onde quisermos, optando pelos títulos públicos, títulos privados, certificados de recebíveis, etc. Contendo em carteiras os mais diversos tipos de ativos, podendo trazer maior rentabilidade.

As principais desvantagens dos fundos de investimentos são:

  • Custos: os fundos de rendas fixam uma taxa em percentual do valor investido, cobrada anualmente pelo gestor do fundo, também temos uma taxa de performance.
  • Tributação: Os LCI e LCA não entram na lista de tributação do imposto de renda, mas os títulos de investimentos entram na lista do IR. O valor cobrado é proporcional ao tempo do fundo. Ainda temos o IOF cobrado nos primeiros 30 dias de compra do fundo. Veja a tabela.
  • Risco de crédito: Como nos fundos de investimentos estamos emprestando dinheiro para empresas e financeiras, corremos um risco de calote, mesmo que seja difícil de acontecer, ele existe. Gerando perdas ao investidor caso não cumpra com seu compromisso.

Vantagens e desvantagens do Tesouro Direto

As principais vantagens do Tesouro Direto são:

  • Liquidez: O tesouro direto tem uma boa liquidez, permitindo o investidor a saca valor em até 2 dias úteis:
  • Acessibilidade: O tesouro direto é uma forma de investimento democrático, onde qualquer pessoa que tenha uma conta em instituição financeira pode comprar um título a partir de R$ 31,00. O que você está esperando para começar?
  • Segurança: Se já escutou de alguém falando que tomou prejuízo investindo no tesouro direto, provavelmente essa pessoa fez alguma operação errada. O tesouro direto é a forma mais segura que temos no mundo dos negócios. Não tem como o governo quebrar.
  • Rentabilidade: Os títulos do governo podem oferecer um melhor retorno comparado à renda fixa, mas para isso acontecer é preciso saber qual escolher, qual prazo e qual taxa de juros melhor se enquadra no seu perfil.

As principais desvantagens do Tesouro Direto são:

  • Custos: O tesouro direto cobra uma taxa de custódia de 0,25% ao ano. E algumas corretoras podem cobrar taxas, diminuindo a rentabilidade.
  • Tributação: Assim como a renda fixa, o tesouro direto sofre com o imposto de renda cobrado pelo valor do rendimento. A alíquota é determinada pelo prazo do investimento e IOF cobrado nos primeiros 30 dias de compra do fundo.
  • Risco de mercado: Devido à variação do mercado, as taxas de juros podem diminuir ou aumentar, prejudicando diretamente a rentabilidade.

Apesar disso, os fundos de investimentos e tesouro direto são duas opções dentro da renda fixa que contém vários investimentos ofertados, que podem atender os diferentes públicos e objetivos dos investidores, oferecendo a possibilidade de obter rendimentos acima da poupança. 

Afinal, entender as vantagens e desvantagens de cada investimento podemos tomar uma boa decisão, comparando as características de riscos e taxas oferecidas. Contudo, lembre-se de que diversificação também é importante e investir em ambos os tipos de ativos pode ser uma abordagem sábia para iniciantes.

Atualmente tenho em minha carteira de investimento títulos públicos prefixados para 2026. São valores baixos com previsão de a cada mês comprar um pouco mais, no entanto, observo os fundos atentamente.

Tabela Regressiva do IOF:

Tabela Regressiva do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)
Dias corridos da aplicaçãoTributáveis do rendimento (%)Dias corridos da aplicaçãoTributáveis do rendimento (%)
1 dia96%16 dias43%
2 dias93%17 dias43%
3 dias90%18 dias40%
4 dias86%19 dias36%
5 dias83%20 dias33%
6 dias80%21 dias30%
7 dias76%22 dias26%
8 dias73%23 dias23%
9 dias70%24 dias20%
10 dias66%25 dias16%
11 dias63%26 dias13%
12 dias60%27 dias10%
13 dias56%28 dias6%
14 dias53%29 dias3%
15 dias50%30 dias0%

Imposto de Renda na renda fixa:

Tabela do Imposto de Renda
Tempo com o títuloAlíquota
Até 180 dias (6 Meses)22,5%
De 181 a 360 dias (1 ano)20%
De 361 a 720 dias (de 1 a 2 ano)17,5%
A partir de 721 dias (a partir de 2 anos)15%

Este artigo não é uma recomendação, e sim minha opinião. Espero ter agregado algum valor.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 1 de outubro de 2023 14:23

Carlos Mariano

Olá, seja muito bem vindo! É com alegria que envio cada post, minha profissão é consultor de peças agrícolas a 12 anos e atualmente estudando sobre Economia. O universo da bolsa de valores é algo incrível. Espero poder ajudar em algo. Obrigado.

Postagens recentes

Minha Startup

Aqui, conto um pouco do inicio da minha startup, a ideia ainda em fase de desenvolvimento para se concretizar se… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Rebalanceamento

Já sabemos o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas sabemos como manter o equilíbrio da carteira… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Alocação de Ativos

Você já sabe o que é uma carteira de investimento e como diversificá-la, mas você sabe como alocar os seus… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Perfil de Risco e Horizonte de Investimento

Provavelmente você já sabe o que é uma carteira de investimento e quais são os tipos de investimentos que você… consulte Mais informação

1 ano atrás

Carteira de investimento – Diversificação

Se você já investe o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos, mas ainda não sabe se está fazendo isso… consulte Mais informação

1 ano atrás

Tipos de Investimentos – Carteira de investimento

Provavelmente, você já sabe o que é uma carteira de investimentos e quais são os objetivos que você deve ter… consulte Mais informação

1 ano atrás

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais